Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Tarso e pedágios: 1 mês depois, 100 buracos a mais

leave a comment »

Nenhuma surpresa, é verdade. Apenas a confirmação do já estava previsto. A criação da estatal dos pedágios serviu para criar novos cargos para a companheirada. É a velha tendência de estatizar tudo. A ultrapassada visão de que estatizar é um caminho para maior qualidade nos serviços e menos corrupção.

O Estado deveria se especializar em fiscalizar mais e em executar menos. A iniciativa privada é mais ágil e mais eficiente. Cabe ao Estado definir as políticas e os parâmetros que devem ser perseguidos e fiscalizar o cumprimento das  metas que estabeleceu.

Ao contrário do que parte da imprensa fez parecer, apenas um pedágio foi interrompido. Os demais tiveram redução de tarifas, mas também uma redução de serviços. O resultado é que, nas estradas retomadas pelo estado, os serviços de socorro mecânico e médico não estão cobertos pelas tarifas. Quem precisar de socorro terá de contar com os sobrecarregados SAMU e Polícia militar.

Os pedágios eram caros, sem dúvida. E o fim dos contratos eram uma oportunidade de repactuar as estradas em condições mais favoráveis. Esse é o momento em que o governante tem a frente uma gama de opções para tomar. Mas na hora de fazer escolhas, Tarso Genro fica em dúvida entre o populismo e o estatismo. Pior para o Rio Grande que ficou com mais gasto público e menos serviços de qualidade. Em uma renovação de contratos poderia-se por exemplo isentar os moradores próximos às praças de  pagarem pedágio, por exemplo. O fato é que antes tínhamos um serviço caro e eficiente e agora rumamos a um serviço “menos caro” e ruim.

digitalizar0052

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

junho 29, 2013 às 11:18 am

Publicado em ### artigos

Tagged with , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: