Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Minha casa melhor: Propaganda eleitoreira para tentar salvar Dilma

with one comment

Cartão-Caixa-Regina-CaseTudo que é demais enjoa. É mais ou menos assim que eu tenho me sentido em relação a onipresença de Regina Casé na televisão. Evidente que não me refiro a seu programa de TV ou suas participações como convidada, tampouco tenho algo contra ela. O que chama atenção é que nos horários “nobres” de qualquer canal de televisão lá está ela, em praticamente todos os intervalos comerciais.

O estratagema não é exatamente uma surpresa. O Governo Dilma começou a bater cabeça com os protestos e não se encontrou mais. No desespero de empatar o jogo com notícias positivas saiu produzindo uma série de factoides esdrúxulos . De constituinte exclusiva à plebiscito, passando pelo novíssimo inimigo do governo: a classe médica. Vale qualquer coisa para tirar a atenção da incompetência do governo (daquela que foi anunciada à nação como uma grande gestora). Qualquer coisa vale para desviar a atenção de uma base de governo que se esfacela, da revolta por serviços públicos de qualidade, de um país que não cresce e da inflação que esse governo ressuscitou.

E qual foi a engenhosa solução? Distribuir dinheiro para que os beneficiados pelo Minha casa Minha vida possam mobiliar suas moradias.

Não vou questionar o projeto. Nosso povo é carente, e medidas como essa (ainda que por caminhos tortos) ajudam. O projeto, populista e eleitoreiro, foi copiado de Chavez . Mas a campanha de divulgação certamente tem o dedo de João Santana. O ministro não nomeado. O 40º auxiliar dessa equipe que custa caro, que não rende e que rouba o futuro do país.

Para reverter a queda de popularidade, o governo torra nosso dinheiro em uma campanha milionária. Quanto? Realizamos uma estimativa muito tímida e chegamos a cifra de 167 milhões em 17 dias. Praticamente 10 milhões de reais por dia.

O site G1 fez um ranking de celebridades em propagandas e Regina Casé consta como vice-líder com 1057 aparições em comerciais em junho. Numericamente ficou atrás de Neymar 1307 (vezes), mas diferente dele a campanha começou somente depois do lançamento do programa, depois do dia 13.

Essa campanha de TV deixa evidente sua motivação eleitoreira. O público a quem se dirige já está  previamente cadastrado no programa Minha Casa Minha Vida. O Governo dispõe de todas as informações para se comunicar com essas pessoas. Bastava se comunicar diretamente com eles por correspondência ou através das agencias bancárias.

Era simples, mas o governo tinha outros interesses com esse programa e preferiu torrar 167 milhões de reais (no mínimo) em apenas duas semanas. Com esse valor era possível construir 67 Unidades de Pronto Atendimento a um custo de 2 milhões e 500 mil cada; mais de 500 Unidades básicas de saúde ou 130 creches para 300 crianças. Mas em vez disso, o governo preferiu gastar esse dinheiro em uma publicidade que não precisava fazer.

É apenas mais um exemplo do desrespeito, da desconsideração e do descaso com o dinheiro público. Escondido atrás da caríssima campanha de TV, estão os interesses eleitorais de um governo que despenca na opinião pública. Um governo que diz ouvir a voz das ruas, mas que alem de surdo não sabe para onde ir.

Narciso encantado com sua beleza se afogou no rio. O governo bêbado com sua popularidade, entregou-se ao populismo desvairado e está sufocando as oportunidades do Brasil.

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

julho 22, 2013 às 4:48 pm

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. E “ELA” ainda apresentará: Meu carro minha vida, pode esperar deputado. Não nos falta mais nada.

    Mário Borda

    julho 22, 2013 at 8:14 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: