Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Rio Grande em chamas: vários incendios que poderiam ter sido evitados

leave a comment »

Aconteceu nesta terça-feira, dia 30 de julho, mais dois incêndios de grande proporção no Rio Grande do Sul: em Estrela, no antigo prédio da Cervejaria Polar, hoje pertencente a Administração Municipal e em Taquari, numa empresa no Centro da Cidade.

No mês passado o Mercado Público de Porto Alegre foi parcialmente destruído em um incêndio que poderia ter sido controlado. O corpo de bombeiros declarou que o prédio possuía todos os requisitos de segurança necessários, faltando apenas que a burocracia expedisse o documento final. Mesmo assim, um patrimônio histórico do Estado no coração da capital gaúcha foi degradado pelas chamas.

 

Informativo - Copia

 Esse fato expos as mazelas do corpo de bombeiros no estado, que não dispões da estrutura necessária para defender nossas cidades do risco de incêndios. Entretanto, há uma medida que pode combater incêndios com grande eficiência e que poderia ter mudado drasticamente o resultado destes recentes incêndios (inclusive a tragédia da Boate Kiss em Santa Maria). Refiro-me ao uso de Sprinklers ou Chuveiros anti-incêndio.

Sou autor do Projeto de Lei nº 5.202/2013 que estabelece o uso do equipamento como meio de prevenção e proteção contra incêndio. Pretendo tornar obrigatória a instalação de chuveiros automáticos – sprinklers – em estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, além de órgãos públicos de todo o país.

Eu me debrucei sobre o assunto, procurei estudar a legislação internacional de vários. Os estudos mostram que uma das medidas mais efetivas para prevenir e combater incêndios é o uso obrigatório do chuveiro automático.

A verdadeira sabedoria está em aprender com os erros. A tragédia da Kiss e os recentes incêndios devem deixar um legado de maior segurança no combate a incêndios. Não podemos seguir omissos como se tais tragédias não tivessem ocorridos. Acredito que este é um bom caminho para que não se repitam e vou seguir batalhando por isso.

Veja uma demonstração da eficiência do uso de Sprinklers

Um sprinkler é capaz de controlar ou mesmo apagar um incêndio mais rapidamente e gastando de mil a 10 mil vezes menos água em comparação ao que seria necessário em uma intervenção feita por bombeiros. Como isso ocorre? O vídeo abaixo, feito em laboratório da FM Global nos Estados Unidos, demonstra esta diferença com duas cargas idênticas em chamas, sendo uma armazenada em um local com sprinklers e a outra sem este equipamento à disposição.

Veja também:

Onyx propõe instalação de chuveiros anti-incêndio em empresas e órgãos públicos

https://blogdoonyx.wordpress.com/2013/03/25/onyx-propoe-instalacao-de-chuveiros-anti-incendio-em-empresas-e-orgaos-publicos/

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

julho 31, 2013 às 11:09 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: