Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

A “poupança macabra”: os recursos que o governo federal não quis investir na saúde

with 2 comments

por assessoria de imprensa

Em pronunciamento feito na Câmara Federal, o deputado Onyx Lorenzoni (Democratas) afirmou que o problema crucial da saúde dos brasileiros não é mais médicos, é financiamento. E trouxe números que expõem o descaso do governo federal com a saúde da população.

Na expectativa frustrada de examinar o veto da presidente Dilma a um projeto que prevê a aplicação em saúde de 10% da receita corrente bruta da união, o deputado Onyx reclamou da cortina de fumaça que o governo está fazendo com o programa Mais Médicos. “O conflito com a classe médica”, disse o parlamentar, “é só para esconder a verdade da falta de investimentos em UTIs, em leitos hospitalares e tudo que é necessário para a prevenção de doenças. Se fosse só a falta de médicos, o Rio de Janeiro e Brasília, que têm o número de profissionais/habitante apregoado pela Organização Mundial de Saúde, não teriam problemas nessa área.”     saude rs

O governo da presidente Dilma e do PT, denunciou Onyx, não quer se comprometer a aplicar 10% da receita corrente bruta, um percentual menor do que a lei determina para municípios(15%) e estados(12%). Mesmo existindo um projeto de iniciativa popular, com mais de 1,5 milhão de assinaturas, que pede esse comprometimento do governo.

Baseado em trabalho dos auditores fiscais de controle externo da Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas, Onyx demonstrou que Lula e Dilma, não aplicando 10%, mas sim percentuais como 7,40%(2002), 6,92%(2005) e 6,81%(2010), “economizaram” em seus governos R$ 221 bilhões.

“E, nesse mesmo tempo, em que se ampliou exponencialmente a arrecadação, esses governos deixaram de gastar com a vida dos brasileiros, se negaram a cuidar da saúde da população. Tiraram da saúde, para fazer superávit primário, para agradar banqueiros”, lamentou Onyx.

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

setembro 20, 2013 às 11:35 pm

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Notem as vaias e a coragem desse médico….somos governados pelos canalhas que estão vaiando quem fala a verdade…

    Daniel

    setembro 21, 2013 at 10:04 am

  2. Daniel

    setembro 21, 2013 at 10:00 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: