Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Deputados do Democratas pedem votação da Minirreforma Eleitoral

leave a comment »

por assessoria de imprensa

Apesar de considerarem longe do ideal, parlamentares da bancada citam pontos positivos como redução dos custos da campanha

Deputados do Democratas apoiam a votação da minirreforma eleitoral (PL 6.397/2013) em discussão na Câmara Federal. Os parlamentares citaram a redução dos custos de campanha e maior transparência no processo eleitoral, como pontos positivos da proposta. Apesar disso, os democratas defendem uma reforma mais ampla nos moldes da proposta relatada pelo líder da bancada seis anos atrás, que mudaria toda a configuração das eleições no Brasil. O PL chegou a entrar na pauta semana passada, mas não foi votado por falta de consenso entre os líderes partidários.  

“Tudo que se fala hoje em redução de custos de campanhas eleitorais significa moralização. A gente sabe que os processos políticos no Brasil hoje são muito em cima de fábulas de dinheiro, de recursos astronômicos que acabam tirando as oportunidades de pessoas de bem, mas que têm poucos recursos, de participar do processo político. Essa reforma não é a ideal, mas, pelo menos, provoca uma redução acentuada nos custos da campanha que pode chegar em 60%. O que eu lamento é que partidos que num passado recente defendiam ou gritavam contra o uso e abuso de máquinas públicas hoje estão obstruindo”, opinou o deputado Vitor Penido (MG).

“A minirreforma é bem aquém daquilo que seria necessário, mas, no geral, ela é positiva porque simplifica o processo eleitoral, desburocratiza, torna mais fácil a fiscalização por parte do eleitor e de órgãos como a justiça eleitoral e o que é melhor também barateia o custo da campanhas políticas que é absurdamente caro. Quando a gente tem campanhas mais baratas e um processo mais transparente a gente tem que apoiar a proposta. Eu apoio muito embora seja um passo ainda muito distante do ideal de reforma politico-eleitoral que nós deveríamos alcançar no debates, discussões e aprovação aqui no parlamento”, complementa o primeiro vice-líder do partido na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE).

“Sou favorável porque reduz custo e não polui as cidades visualmente, mas não tem muito mais do que isso. Por essa razão, penso que deveríamos trabalhar para fazermos uma verdadeira reforma politica que o Democratas defende há anos. Já tivemos o líder Ronaldo Caiado como relator de uma proposta que, por muito pouco, não foi aprovada. Agora, vamos ter que preparar para a próxima legislatura uma proposta que realmente possa mudar a cara da representação parlamentar no Brasil. Está mais do que na hora de isso acontecer”, defende o deputado Onyx Lorenzoni (RS).

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

outubro 8, 2013 às 2:10 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: