Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

MP do Mais Médicos é uma farsa e funciona como palanque eleitoral

leave a comment »

por assessoria de imprensa

Bancada pede solução definitiva para a saúde com criação da carreira de médico de Estado e ampliação do financiamento do setor

Durante discussão em plenário da Medida Provisória do Mais Médicos (MP 621/2013), deputados do Democratas classificaram a proposta como uma farsa elaborada pelo governo para enganar a população e ajudar a reeleger a presidente Dilma Rousseff. Para os parlamentares, se a administração petista tivesse, de fato, interesse em resolver os problemas da saúde apoiaria a aprovação da PEC (454/2009) de sua autoria que cria a carreira de médico de Estado e ampliaria para 10% da receita bruta da União os valores investidos no setor. Na visão dos representantes da bancada, o texto, além de não atacar a falta de estrutura do setor, prejudica a medicina do País ao extinguir as sociedades de especialidades e conselhos que reúnem a categoria.  

“É preciso que os parlamentares tenham a consciência que o relator está baixando um AI-5 cassando todas as entidades representativas das especializações no Brasil. Ele também cassa todos os conselhos de medicina no País acabando com a fiscalização da atuação médica desses médicos que atuarão no Brasil sob a tutela do Ministério da Saúde. É um gesto demagógico, que usa a fragilidade do cidadão para tentar colocar como um gesto de salvação para essas centenas de municípios que não tem atendimento médico. É um engodo”, protesta o líder da bancada na Câmara, Ronaldo Caiado (GO).

“O governo erra o diagnóstico e o pior é que erra de propósito. O governo sabe que o problema brasileiro é de financiamento da saúde brasileira e não de número de médicos. O Brasil, entre os países da América, está entre os que menos gasta em saúde, com 8,9% em média de gasto em relação ao PIB. A média dos países na América toda é 14% sobre seu PIB”, argumenta o deputado Onyx Lorenzoni (RS).

“É certo expor a população em nome de uma mídia bem feita, em cima de um paradigma de que é só colocar mais médicos sem garantias de qualificação que resolve problema? A maioria dos parlamentares aqui não sabe que o Código de Ética acaba para quem está neste programa, que o vínculo trabalhista não é garantido, não sabe o tempo que vai levar para se formar um médico no Brasil. Estamos lidando com vidas e todos deveriam saber as consequências de seu voto. Esta medida é uma peça de marketing”, opinou o deputado Mandetta (MS).

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

outubro 9, 2013 às 10:21 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: