Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Onyx lança livro Máfia da Estrela 2 sobre impacto da CPMI dos Correios e do julgamento do mensalão

leave a comment »

O deputado Onyx Lorenzoni (Democratas-RS) lançou nesta quarta-feira (27/11), em Brasília, o segundo volume do seu livro A Máfia da Estrela. A publicação conta a história da CPMI dos Correios, realizada em 2005, e o impacto do mais importante julgamento do Supremo Tribunal Federal que resultou na condenação de políticos e outras pessoas envolvidas com o escândalo da mensalão. O livro ainda traz análises de integrantes das investigações que revelaram o esquema criminoso que desmascarou o PT, como o senador Álvaro Dias; os agora prefeitos de Salvador, ACM Neto e de Curitiba, Gustavo Fruet; o deputado Arnaldo Faria de Sá; o relator da CPMI, deputado Osmar Serraglio, além do próprio Lorenzoni. O lançamento ocorreu no espaço Luís Eduardo Magalhães, na Câmara dos Deputados.   A-Máfia-da-Estrela-2

“O livro, acima de tudo, é para as pessoas que acreditam numa gestão pública decente. Espero que possam, através desse livro, levar adiante os princípios morais e éticos da administração pública”, atesta o parlamentar.  O deputado lembra que um dos impactos mais importantes da CPMI dos Correios, além do próprio julgamento da ação penal 470, foi deixar um legado de métodos de investigação hoje utilizados no País.

“A Máfia da Estrela, assim como a Máfia da Estrela 2 é justamente essa história, essa perspectiva de uma CPI que cumpriu o seu dever, que processou 73 milhões de informações diferentes. As planilhas hoje usadas para obtenção de sigilo bancário e fiscal foram desenvolvidas na CPI dos Correios. Os métodos investigativos utilizados foram compartilhados e são utilizados hoje nas grande investigações do Brasil e está tudo aqui”, relata Lorenzoni.

Para o parlamentar, o trabalho da CPMI dos Correios mudou a história do País porque leva, pela primeira vez, homens poderosos para a cadeia. “São líderes políticos de alta relevância, de muito poder que puderam pagar os maiores e melhores escritórios de advocacia no Brasil na busca da impunidade em um país que, até então, era o país aonde somente os pobres iam para cadeia. Agora mudou. Os poderosos de ontem, aqueles que queriam subverter tudo aquilo que são as práticas éticas e morais imprescindíveis à gestão pública do Brasil, no dia 15 de novembro, no Dia da República, acabou sendo o dia do pagamento de suas contas com a sociedade brasileira”, disse sobre a data em que foram expedidos os mandados de prisão de parte dos condenados no processo do mensalão.

“Um grupo de parlamentares enfrentou com honradez, com destemor e, principalmente, com senso público a CPI dos Correios. Construiu uma página muito importante na história brasileira. Foi a CPI que primeiro desvendou um escândalo de proporções gigantescas com um processo de corrupção que o Brasil nunca havia tido conhecimento antes”, acrescentou Onyx Lorenzoni.

O primeiro volume do livro foi lançado em 2006 quando foram apresentados os bastidores da CPMI dos Correios.

 

por assessoria de imprensa

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

novembro 27, 2013 às 8:49 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: