Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Onyx defende uso de capacete por condutores de bicicletas e skates

with one comment

Projetos de lei de sua autoria tornam obrigatório equipamento de segurança para usuários dos dois meios de transportes

GEDSC DIGITAL CAMERANeste início do período de férias escolares o deputado Onyx Lorenzoni (Democratas-RS) reforça a necessidade da prevenção e o cuidado com a segurança de jovens e crianças que gostam de andar de skate e bicicleta. Ele lembra que essa preocupação está expressa em seus projetos de lei que determinam como obrigatório o capacete para usuários desses dois meios de transporte. Os PLs 3.772/2012 e 3.773/2013, que tramitam apensados na Câmara dos Deputados, alteram o Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/2007), tornando o capacete e outros equipamentos de segurança, como joelheiras e cotoveleiras condição para quem transitar em vias e locais públicos e privados com bicicletas, skates e patinetes.

 

“Neste período, principalmente as nossas crianças e os nossos jovens praticam muitos esportes ao ar livre e tem dois esportes que são uma verdadeira coqueluche hoje no Brasil que é o skate e bicicleta. Há uma preocupação que nós trouxemos para o Congresso Nacional através de um projeto de lei que é para estimular o uso do capacete. É fundamental. Qualquer batida, qualquer trauma, qualquer lesão na cabeça pode provocar grande gravidade”, afirma Lorenzoni.

O deputado reforça que hoje 20 países já têm legislação que obrigam o uso de capacetes para condutores de bicicletas, como Canadá, Austrália, Croácia, Finlândia, Japão, México, Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos e Portugal. “A sensação de liberdade que o skate traz para o jovem é extraordinária. Agora, não se pode abrir mão dessa coisa tão importante que é a segurança e hoje já tem capacetes multicoloridos, capacetes que são confortáveis, leves e seguros. A gente só se lembra da segurança, da proteção, da prevenção quando estamos numa cama de hospital com a cabeça quebrada. Aí, pode ser muito tarde”, alerta.

 Os Pls aguardam apreciação na Comissão de Viação de Transporte. Também deve ser votados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

por assessoria de imprensa

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

dezembro 30, 2013 às 10:08 pm

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Sr. Onyx Lorenzoni, meu nome é Vinicius Pereira, sou Vigilante da empresa ORSEGPUS S.A, em Itajaí SC, e gostaria de dizer ao Sr. que ainda que suas lutas sejam difíceis, saiba que, com o projeto do Porte de Armas para nossa categoria, o Sr. estará garantindo uma sociedade mais justa e melhor… Infelizmente, vivemos num país que se preocupa pouco com as questões de segurança, e acima de tudo, investe de forma errônea quando quer desarmar os cidadãos de bem… Tenho certeza de que quem apoia o desarmamento, tem pelo menos uma arma em sua residencia para se defender… A verdade é que, são poucos que querem batalhar por essa questão, e mesmo assim, os poucos que lutam, nossos governadores tentam reprimir suas idéias! Esse pequeno comentário, é com certeza, apenas uma pequena parcela da população brasileira que não aguenta mais viver sob pressão e medo de sair de casa…
    O Sr.não está sozinho nesta luta… No que eu Puder Ajudar, meu Telefone de Serviço é: (removido).
    Fica com Deus, e um 2014 de muitas conquistas… Se o Sr. Vier novamente concorrendo um cargo público, pode contar com meu apoio… Tenho contato com emissoras de TV local aqui em Itajaí e vamos lutar por um Brasil mais Democrático e com mais PAZ!

    Vinicius da Rosa Pereira

    dezembro 31, 2013 at 7:21 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: