Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Onyx quer abatimento maior no IR para gastos com educação

leave a comment »

O deputado federal Onyx Lorenzoni (Democratas-RS) apresentou um comparativo com outros países para demonstrar a falta de sensibilidade do Brasil, através da Receita Federal, com custos particulares em educação.

Para o democrata, o limite de R$ 3,2 mil no abatimento do Imposto de Renda com gastos no setor, além de ser um dos menores do mundo, é um fator crucial para a péssima colocação brasileira no comparativo com as maiores nações no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

“Quando a gente analisa o Brasil, vê, por exemplo, que 78% dos alunos de curso superior estão em universidades ou faculdades privadas. E que posição nós ocupamos no ranking da qualidade, comparando o Brasil com 65 países? Em Matemática, estamos em 58º lugar; em Leitura, estamos em 55º; em Ciências, 59º. Veja: de 65 países pesquisados”, ressaltou Onyx.

O estudo foi apresentado em discurso no plenário, na tarde desta terça-feira (25), durante sessão ordinária. O deputado demonstrou que a taxe limite que a Receita impõe ao contribuinte é ínfima comparada a países bem posicionados no ranking.

“Mas o Brasil precisa olhar para os países que têm classificação entre os dez melhores do mundo, por exemplo, em Matemática. E lá está a Alemanha. E o que é que faz a Alemanha? A Alemanha permite um valor 342 vezes maior, com um custo de vida maior, permite que o pai e a mãe possam abater a conta da educação dos seus filhos. O México abate 3.127 dólares por ano, o que é muito mais do que o dobro que o Brasil permite. E todo e qualquer gasto com transporte escolar também é integralmente abatido da base de cálculo.  Na Índia, pode-se abater 100 mil rúpias, o que significam 4.783 dólares. Então, são coisas como essas que é importante que a Câmara se debruce e cobre do Governo Dilma, que só pensa em arrecadar, não pensa em educar”, concluiu.

 

 

Assessoria de Comunicação – Liderança do Democratas

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

fevereiro 25, 2014 às 7:15 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: