Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Comissão externa que investiga Petrobras tem roteiro traçado

leave a comment »

Requerimento de Onyx solicita cooperação jurídica internacional da PGR

 

A comissão externa para acompanhar as investigações efetuadas pelo Openbaar Ministerie (Ministério Público da Holanda) acerca das operações da empresa SBM Offshore com a Petrobras teve sua primeira reunião na manhã desta quarta-feira (9/4). Um roteiro de atuação foi traçado com a aprovação de requerimentos importantes para a coleta de dados do colegiado que investiga as denúncias de pagamento de propina a funcionários da estatal.

O representante do Democratas, deputado federal Onyx Lorenzoni (RS), propôs um requerimento em que solicita a cooperação da Coordenadoria Jurídica Internacional da Procuradoria Geral da República (PGR). De acordo com ele, este é um passo necessário para a apreciação de documentos que serão obtidos de investigações estrangeiras.

“Todas as relações que podem ser construídas com o Ministério Público holandês têm que passar pela Procuradoria para que os documentos possam ser validados ao chegar no país”, explicou Onyx. Ele reforça que o início dos trabalhos na comissão externa é só o primeiro passo para passar a limpo as inúmeras irregularidades encontradas na Petrobras.

“A ação que nós desenvolvemos hoje, aqui na comissão externa, só vai aumentar a pressão para que a CPI saia. Temos plena consciência de que essa comissão vai abrir a investigação e vai buscar demonstrar de maneira clara que isso tem que ser ampliado”, declarou o democrata.  Onyx Petrobras

Convites

Outros requerimentos importantes foram aprovados durante o encontro. O empresário Júlio Faerman, apontado como responsável por intermediar pagamentos de propina a funcionários da petroleira brasileira, foi convidado a participar de audiência pública sobre o tema. A comissão também acordou em visitar Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, que está preso pela Polícia Federal em Curitiba devido à Operação Lava Jato.

Resposta a Lula

Com o avanço dos trabalhos, Onyx também lamentou as recentes declarações do ex-presidente Lula e associou o comportamento do petista à mesma postura adotada antes de se iniciar a CPI dos Correios, que terminou com o escândalo do Mensalão.

“O presidente Lula disse em declarações que tem que defender a Petrobras com unhas e dentes, que tem que ir pra cima da oposição. Na época da CPI dos Correios ele fez essa mesma fanfarronice e acabou do jeito que acabou. A Petrobras não é do governo, é dos brasileiros. O presidente Lula tem que parar de fazer esse tipo de insinuação. Não queremos em nenhum momento colocar em risco a empresa, queremos que ela volte a ser como era no passado: administrada profissionalmente, com quadros técnicos competentes que a transformaram em uma das maiores empresas do mundo”, defendeu.

por assessoria de imprensa

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

abril 9, 2014 às 2:28 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: