Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Onyx cita Tiradentes como primeiro herói brasileiro a lutar por carga de impostos menor no país

with 2 comments

O deputado federal Onyx Lorenzoni (Democratas-RS) associou a figura de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, à luta dos contribuintes brasileiros por uma carga menor de impostos no atual governo. Em declaração, o democrata aproveitou a data de feriado nacional para lembrar que a luta por uma tributação menos onerosa remete a um dos primeiros heróis brasileiros. “Nós já pagamos até o presente momento R$ 500 bilhões de impostos. Chega. Por isso o Democratas continua lutando pela sua defesa, contribuinte”, declarou.

O dia 21 de abril é dedicado à memória de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, Patrono Cívico e Herói nacional.  O único dos líderes da Inconfidência Mineira a ter sua condenação à morte concretizada. Por sua atuação na revolta provocada pelo excesso de impostos cobrados pela Coroa Portuguesa é também denominado Patrono dos Contribuintes. Em 1700, Portugal impôs ao Brasil o “quinto”, correspondente à arrecadação de 1/5 de todo o ouro extraído. Lembrando que UM QUINTO é 20%.

Hoje, a carga tributária é o dobro. Em 2013, os tributos comprometeram perto de 41% da renda do trabalhador. O que o trabalhador ganha em 150 dias por ano é destinando ao pagamento de impostos. Os 150 dias trabalhados pelo brasileiro só para pagar impostos ultrapassam países como México (91 dias), Chile (92 dias), Argentina (97 dias), Estados Unidos (102 dias), Espanha (137 dias) e França (149 dias).

 Além disso, o total de dias é bem superior ao das décadas anteriores. Na década de 70, por exemplo, em média, foram necessários 76 dias trabalhados por ano somente para pagar tributos, ou dois meses e 16 dias. Na década de 80, a média subiu para 77 dias (dois meses e 17 dias). Na década de 90, para 102 dias (três meses e 12 dias).

Carga tributária brasileira é quase o dobro da média dos BRICS

O Brasil ocupa a última posição entre os BRICS, com relação à carga tributária, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT. Os demais países do bloco possuem as seguintes cargas tributárias: Rússia, 23%; Índia, 13%; China, 20% e África do Sul, 18%. A média desse percentual entre os BRICS é de 22%, mas, ao excluir o Brasil, cai para 18,5%. Sozinho, o Brasil apresenta quase o dobro da média de carga tributária dos demais países que fazem parte do bloco.

Brasileiros já pagaram R$ 500 bilhões em impostos neste ano, ou seja, MEIO TRILHÃO, desde 1º de janeiro. O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingiu a marca deste valor na terça-feira, dia 15 de abril. Arrecadamos mais e crescemos menos.  O Brasil se mantém no topo do ranking dos países que mais arrecadam e oferece os piores serviços à população.

 

O Brasil está entre os 30 países de maior carga tributária do mundo, mas continua oferecendo os piores serviços à população em termos de saúde, educação, transporte, segurança, saneamento, pavimentação das estradas e outros. A constatação é do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT. Os Estados Unidos ocupam a primeira colocação no ranking, oferecendo melhor retorno aos cidadãos, seguido da Austrália, Coréia do Sul e Irlanda. O Brasil aparece na 30ª colocação, atrás de nações vizinhas, como Uruguai e Argentina, classificados na 13ª e 24ª posição, respectivamente, em termos de retorno aos contribuintes. O Brasil, no entanto, permanece como o último colocado e, apesar de registrar sucessivos recordes de arrecadação de tributos, ainda não oferece condições adequadas para o desenvolvimento da sociedade.

 

Por assessoria de imprensa, com informações IBPT

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

abril 21, 2014 às 7:54 pm

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Já elaborou uma proposta específica para uma reorganização dos impostos no Brasil?

    jomabastos

    abril 22, 2014 at 11:46 am

  2. Ele ignorou Manoel Beckman, no Maranhão.

    Max Evangelista

    abril 21, 2014 at 9:30 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: