Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Produção de vinho colonial é discutida entre agricultores

leave a comment »

Lei de autoria do deputado Onyx regulamenta a produção de vinho colonial em pequenas propriedades

A Associação dos Produtores Familiares de Vinho Colonial do RS realizou na manhã desta quinta-feira, 1º, uma assembleia na Casa do Produtor, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, em Ijui. Além de prestação de contas e alteração do estatuto, a assembleia teve a participação do deputado Onyx Lorenzoni que realizou uma palestra falando sobre a lei que estabelece regras para a produção do vinho colonial. dsc-0360-01-05-2014-17-42 - Copia

A lei 12.959 foi sancionada em 19 de março de 2014 e atualmente ainda precisa ser regulamentada. Estão enquadradas nesta lei as pequenas propriedades inscritas no Programa de Agricultura Familiar, que possuem 70% das uvas destinadas à produção de vinho e que produzam até 20 mil litros. O vinho produzido nestas propriedades podem ser comercializados nas próprias propriedades, em feiras, associações e cooperativas.

Em entrevista, o deputado Onyx Lorenzoni destacou que as propriedades não terão mais a mesma exigência realizada em grandes cantinas e o consumidor final poderá ter a garantia da origem do produto. “No momento em que a lei passou a existir, o produtor passou a estar formalizado. Ele estará em pouco espaço de tempo legalizado”, disse.

“A partir de agora esse produto passa a ser um valor que se agrega a propriedade, e no futuro, nós podemos evoluir no que hoje existe na Itália, que é, por exemplo, a denominação que é de origem regional”, explicou. A lei nasceu a partir de discussões realizadas no inteiro de Ijuí com os produtores da Associação.

Segundo o presidente da Associação, Joaquim Lorenzoni, o pequeno produtor terá chance de produzir o seu produto. “A legislação do vinho era tanto pro pequeno quanto pro grande. Só que pra nós, os pequenos produtores, não tem condições de competir com o grande”. foto

“Nós conseguimos que exista oficialmente a denominação vinho colonial”, contou o vice-presidente Paulo Frizzo. “O processo todo ficou muito simplificado. Desburocratizado e adequado as condições  do pequeno produtor “. Apesar da conquista da lei, agora os produtores começam a discutir a possibilidade de comercializar o vinho colonial através do bloco do produtor.

Fonte: http://www.ijui.com/noticias/61791-producao-de-vinho-colonial-e-discutida-entre-agricultores.html

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

maio 1, 2014 às 11:25 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: