Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Onyx quer convocar ministro do MRE para explicar visto automático de países com organizações terroristas

with 3 comments

O deputado Onyx Lorenzoni (Democratas-RS) apresentou, nesta quinta-feira (15/5), requerimento (Req 340/2014) de convocação do ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Para Lorenzoni, o ministro deve explicar na comissão sua decisão de suspender a consulta prévia para concessão de visto Afeganistão, Irã, Iraque, Jordânia, Líbano, Líbia, Palestina, Paquistão e Síria. Agora, o visto é concedido de forma automática para áreas com reconhecida presença de grupos terroristas internacionais. A medida foi adotada a partir do dia 7 de maio às vésperas da realização da Copa do Mundo.

“Sabe-se que a maioria dos grupos extremistas atualmente em atividade no mundo possui suas estruturas de organização, instrução e treinamento nestas áreas geográficas, como a Al Qaeda, a Al Jihad, as Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, o grupo Abu Nidal e a Jihad Islâmica, e que a realização de um grande evento internacional, em um país não habituado a conviver, em seu cotidiano, com ações terroristas, torna o evento, o local e o cenário propício à atuação destes grupos e de seus integrantes”, explica Lorenzoni.

 

Conforme o parlamentar, o procedimento é ainda mais questionável não houve nenhuma análise antes da tomada da decisão mediante consulta aos demais organismos responsáveis pela segurança e realização da Copa do Mundo de 2014, a ponto da Secretaria de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça já ter se manifestado no sentido de desconhecer a norma emitida pelo Itamaraty.

“A medida constitui um desserviço às iniciativas destinadas a garantir a realização de um evento esportivo dentro de todas as condições de segurança, não apenas para os turistas e atletas, mas também para os cidadãos brasileiros que assistirão aos jogos”, completa Onyx.

por assessoria de imprensa

Anúncios

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Isso é extremamente grave. Tem que ter prioridade nas investigações.

    Antonio Tavares

    fevereiro 16, 2015 at 12:20 pm

  2. Caro Deputado,
    apreciaria saber qual foi a resposta dada pelo Exmo. sr. ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, ao seu requerimento Req 340/2014.
    A concessão de tal benesse é mais que indevida, é absolutamente temerária!
    Grato,
    Alcides T. Gomes

    Alcides T. Gomes

    outubro 30, 2014 at 4:30 pm

  3. Isabela

    outubro 16, 2014 at 1:01 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: