Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Comissão Externa apresenta conjunto de ações para investigar propina a funcionários da Petrobras

leave a comment »

A Comissão Externa destinada a acompanhar as investigações efetuadas pelo Openbaar Ministerie da Holanda acerca das operações e procedimentos no Brasil entre a empresa SBM Offshore e a Petrobras apresentou seu relatório parcial na manhã desta quarta-feira (21/5).

De acordo com o deputado federal Onyx Lorenzoni (Democratas-RS), membro da comissão, o colegiado construiu um conjunto de ações destinado à CPMI da Petrobras para que se investigue a fundo a denúncia do pagamento de propina da ordem de US$ 140 milhões a funcionários da estatal pela empresa holandesa. onyx comissao externa 2

“A CPMI pode quebrar sigilos, o que é fundamental para se identificar as operações e o eventual reparte de propina derivada das operações da SBM com a Petrobras”, explicou o democrata.

O relatório parcial manifesta ser imprescindível a quebra dos sigilos bancário, telefônico e fiscal de Julio Faeman, representante comercial da SBM Offshore no Brasil à época dos fatos, e também indica a convocação do ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa.

“Já temos a lista das empresas do senhor Julio Faeman, o que vai permitir que possamos fazer o pareamento e a verificação e, então, confirmar a denúncia de que US$ 140 milhões foram depositados aqui no Brasil e distribuídos por essa empresas”, anunciou Onyx.

As empresas identificadas como pertencentes a Faeman são a Faercom Energia Ltda e a Oildrive Consultoria em Energia e Petróleo Ltda. Também é indicado que se investigue a relação do Grupo Faeman com as empresa Bienfaire, Jandell, Journey Advisors e Hades Production Inc.

“Acreditamos que desvendar para onde foi encaminhado o dinheiro recebido pelo Julio Faeman e suas empresas a título de “comissão” é o principal meio de se descobrir o que realmente aconteceu na Petrobras”, diz o texto do relatório parcial.

Lava-jato

O relatório final também sugere que seja requerido à Justiça Federal a remessa da documentação referente à Operação Lava-jato, esquema milionário de desvio de dinheiro que tem sua principal ramificação na estatal brasileira.

 Holanda

A Comissão Externa também decidiu adiar a visita oficial que será feita às autoridades holandesas devido ao aguardo de mais informações do Openbaar Ministerie em relação à investigação contra a SBM Offshore.

por assessoria de imprensa

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

maio 21, 2014 às 3:11 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: