Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Onyx Denuncia: o mensalão nunca acabou

leave a comment »

O deputado Onyx Lorenzoni (Democratas-RS) afirmou nesta quarta-feira (17/9) que o esquema de corrupção na Petrobras mostra que o mensalão petista nunca terminou. Durante sessão hoje da CPMI que apura as irregularidades na estatal, o parlamentar apresentou uma linha do tempo em que o ex-diretor da empresa, Paulo Roberto Costa, um dos principais operadores do esquema, foi indicado pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, condenado no processo do mensalão e apontado como chefe do esquema. E os dados já apurados revelam a participação de personagens em comum aos dois esquemas criminosos.

“Ficou muito claro que o mensalão não acabou. Conseguimos apresentar uma linha de tempo que demonstra claramente que Paulo Roberto chegou em 2004 à diretoria de Abastecimento da Petrobras com amém de José Dirceu e suportado à época pelo deputado José Janene. Os mesmos personagens que estavam na lavagem do dinheiro das operações do Marcos Valério (operador do mensalão) estão nas operações do Paulo Roberto Costa. São os mesmos doleiros, é o mesmo modus operandi, ou seja, o PT e o atual governo não aprenderam nada com a condenação feita pelo Supremo Tribunal Federal do mensalão”, opinou Lorenzoni.

Para o deputado, os documentos já de posse da CPMI exigem uma acareação entre Paulo Roberto Costa, o doleiro Alberto Youssef, Meire Poza (contadora de Youssef) e Enivaldo Quadrado (condenado no processo do mensalão).  “Feito isso, nós conseguiríamos, na minha opinião, esclarecer muitos pontos que revelariam de maneira clara que esse é um esquema que foi mantido por todos aqueles que mantiveram a  presidência da Petrobras, mantiveram o Ministério de Minas e Energia  e mantiveram a Presidência brasileira até porque Paulo Roberto Costa era chamado de Paulinho pelo ex-presidente Lula. Essa intimidade seguramente tinha alguma razão de ser”, pontua Onyx Lorenzoni.

Depoimento

O parlamentar ainda criticou a postura da base governista de votar contra a realização de uma sessão fechada para favorecer o depoimento de Costa a CPMI, submetido a processo de delação premiada. O Democratas, por meio do líder Mendonça Filho (PE), apresentou requerimento para transformar a reunião em fechada. “A oposição lutou para que a sessão fosse secreta e toda a base do governo orientada pelo governo aprovou a sessão aberta porque ele obviamente não falaria. Nós estávamos tentando ir para uma sessão secreta exatamente para dar espaço para que ele pudesse falar alguma coisa e nos desse alguma pista”, disse.

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

setembro 17, 2014 às 7:54 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: