Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

A mentira e suas variantes

leave a comment »

É falso, mas não é nocivo. Pode ser uma inverdade ingênua e simplesmente não ter más intenções. Mas com a mentira não é assim. A mentira nasce na falsidade e ainda a supera. Não basta ser falso para ser mentira. Tem que ter a intenção de enganar, de iludir. A mentira é a falsidade praticada de forma intencional.

É o que temos visto nesses últimos anos nesse governo. A mentira foi promovida praticamente a uma forma de arte. É mentira deslavada. É mentira cínica. É até a mentira desconexa. O que importa a esse governo não é manter a coerência com a verdade. O que importa é manter a coerência com os impublicáveis interesses do partido.

Vejamos. O que poderia mobilizar esse ex-presidente da República a participar de um manifesto em defesa da Petrobras? A empresa que sua gestão e seus aliados levaram à ruína. Somente um grande apego à mentira e à dissimulação cínica. Não há verdade em nada que for dito e escrito nesse evento. Nem mesmo o espaço entre as palavras ou as pausas nos discursos.

Não há dúvidas que a Petrobras precisa ser protegida. Protegida do parasitismo petista.

Surpreende-me o fato de tal evento ocorrer na ABI (Associação Brasileira de Imprensa). Justamente a imprensa, cuja independência é acusada, de forma venezuelana, de golpismo e cujo controle eles não se cansam de perseguir.

A presidente Dilma se notabilizou pela mesma habilidade. Usou a rede nacional de rádio e TV para mentir sobre a redução da taxa de luz. Era de conhecimento de todos que aquela redução era inviável e que somente agravaria o quadro. Mas a mentira tem intenção de iludir e serviu para enganar os brasileiros. Da mesma, forma se mentiu durante a campanha eleitoral como nunca antes havia sido feito. Depois que o objetivo foi alcançado, com a maior desfaçatez ela praticou o oposto do que prometia. Justamente aquilo que usava como arma de ataque contra seu adversário.

Confesso que tive a tentação de enumerar as mentiras ditas e praticadas por Dilma, Lula e seus governos. Mas os estômagos mais sensíveis não resistiriam a tamanha dose de revolta. A máscara caiu e as pessoas não acreditam mais no conto de fadas produzido em caras propagandas e apresentado sem nenhum pudor aos brasileiros.

Basta lembrar que a presidente Dilma alardeou que havia acabado com a miséria visível. Assim como tentou responsabilizar FHC pelos “mal feitos” na Petrobras. A expressão “mal-feito”, aliás, é uma mentira linguística. Mal-feito só seria se fosse sem dolo, sem intenção. Mas o que existe ali é corrupção e na escala de bilhões.

Já escrevi dois livros sobre práticas petistas intitulados a Máfia da Estrela. O petrolão certamente levará a produção de um rombudo 3º volume. Parece que, ao final, uma das minhas contribuições terá sido documentar a escalada enciclopédica de desvios produzidos pelo petismo.

O PT se projeta internacionalmente por um feito notável que deve enchê-los de orgulho. É o partido que viabilizou o maior escândalo de corrupção da história da humanidade.

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

fevereiro 19, 2015 às 2:05 pm

Publicado em ### artigos

Tagged with , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: