Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Gabrielli nega corrupção sistêmica na Petrobras. Onyx pede respeito aos desempregados da companhia

with 2 comments

cpi gabrielliO ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, depôs ontem, 13/03, à Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras, na Câmara dos Deputados. Gabrielli fez a defesa da companhia e um balanço da sua gestão, qualificando-a como positiva, porque, segundo ele, a Petrobras ampliou sua produção e também a exploração. O ex-presidente disse não acreditar na existência de um esquema de corrupção sistêmico na companhia petrolífera e creditou os pagamentos de propina à ação de “alguns corruptos”. Mas reconheceu que a empresa deve aprimorar os controles internos para descobrir atos ilegais.

O primeiro a questionar Gabrielli foi o relator Luis Sérgio, do PT. Para o deputado Onyx Lorenzoni, do Democratas, o petista tentou gastar tempo, fazendo perguntas que levavam Gabrielli a dar longos detalhamentos técnicos. “Sinto no ar cheiro de combinação de perguntas. Já vimos isso antes. O PT gasta tempo deixando Gabrielli dar explicações técnicas sobre Petrobras”, acusou o democrata.gabrielli cpi

O depoimento de Gabrielli à CPI serviu de palco para um embate entre oposição e base governista. Houve discussões generalizadas e risadas no plenário, quando ele afirmou que a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, foi, com certeza absoluta, um bom negócio e que não tinha dúvida disso. A refinaria gerou prejuízo de US$ 792,3 milhões à Petrobras.

Durante a fala do deputado Carlos Sampaio, os ânimos se exaltaram. Sampaio disse que a Petrobras vale hoje um terço do que valia. Gabrielli, então, interveio exaltado: “Eu entrei e ela valia 15 bilhões [de dólares], e agora vale 60 bi[lhões de dólares]. Vale quatro vezes mais que no tempo do senhor”.

cpi gabrielli costas

“Ou o senhor é um incompetente de mão cheia ou é um dos capos. [Pedro] Barusco devolveu 97 milhões [de dólares] que não eram dele. Eram seus?”, perguntou o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). “O senhor tinha que ter vergonha. O senhor é cúmplice de um assalto de proporções gigantescas”.

O deputado Onyx contou que tem sido procurado por ex-funcionários que vão às lágrimas ao indagar sobre o que está acontecendo com a estatal. “O senhor precisa ter respeito por essas pessoas”. E lembrou que os bens de Gabrielli estão indisponíveis, porque o Tribunal de Contas de União (TCU) apurou o prejuízo na compra da refinaria de Passadena, desvio também confirmado pela CPMI da Petrobras, no ano passado. E afirmou: “A nossa Petrobras era um orgulho. A sua é uma vergonha”.

 

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

março 13, 2015 às 11:15 am

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Republicou isso em casalricoefelize comentado:
    Adorei

    Casalricoefeliz

    março 16, 2015 at 3:29 pm

  2. Parabéns, o senhor me representa.

    Daniel

    março 13, 2015 at 1:52 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: