Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Quebra-cabeças dos prejuízos por superfaturamentos e corrupção na Petrobras vai sendo montado

with 6 comments

Com um trabalho sério de investigação na CPI, o quebra-cabeças dos prejuízos causados por superfaturamentos e corrupção na Petrobras vai sendo montado

Questionado pelo deputado Onyx Lorenzoni em depoimento prestado hoje, 28 de abril, o gerente jurídico da Petrobras, Fernando de Castro Sá, confirmou o que já se sabia:  conforme o estatuto e as boas normas de governança da Petrobras, grandes investimentos e aditivos contratuais superiores a 10% do valor de qualquer obra, só saem com pareceres jurídicos consistentes e a autorização do topo da pirâmide, ou seja, da diretoria executiva da empresa e do conselho de administração da companhia. Dois casos emblemáticos mostram que as mentiras de quem se serviu da Petrobras, não se sustentam. Ou então que a negligência criminosa daqueles que deveriam zelar pelo patrimônio da maior empresa brasileira trouxe enormes prejuízos ao país.

Refinaria de Pasadena – 1,8 bi de prejuízo

No caso Pasadena, o parecer jurídico referente à compra da refinaria de Pasadena foi elaborado em 27 de janeiro de 2006, a reunião do conselho de administração foi na primeira semana de fevereiro e a assinatura do contrato de compra é de 20 de março de 2006. Portanto, um período de quase dois meses se passou entre o parecer jurídico e a assinatura de contrato. Na ocasião, Dilma Rousseff era chefe da casa civil de Lula e presidente do conselho de administração da empresa. Quando o escândalo explodiu em 2014 e o país inteiro ficou sabendo do mau negócio, o Palácio do Planalto emitiu nota afirmando que a Dilma tomou a decisão baseada em um relatório falho que lhe foi apresentado por Nestor Cerveró, então diretor internacional da Petrobras, onde não constariam duas cláusulas, Put Option e Marlin. Como pode ser visto na página 4 do parecer jurídico, as cláusulas estavam lá. Ou Dilma assinou sem ler, confiando cegamente, ou leu e aprovou, ou leu e não entendeu. Tempo e autoridade para questionar o diretor ela teve. Dilma foi negligente, ou mentiu. Em qualquer um dos casos, cometeu crime de responsabilidade. O negócio trouxe um prejuízo de mais de R$ 1,8 bi a Petrobras. Vale lembrar que em depoimento à CPI, o ex-presidente José Sergio Gabrielli disse que Pasadena foi “um bom negócio”. Gabrielli foi responsabilizado pelo TCU, junto com Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, ex-diretores da Petrobras que estão presos por desvios bilionários apurados na Operação Lava Jato.

Refinaria Abreu e Lima: 10 vezes mais cara que o previsto

Também com base no estatuto da empresa, o deputado Onyx questionou os aditivos contratuais da refinaria Abreu e Lima, que fizeram com que a obra saltasse de 2,5 para mais de 25 bilhões de dólares. Um aumento de mais de 1000% nos custos da obra. Neste caso, também, não há como negar a participação da diretoria executiva em mais um negócio que lesou a empresa.

Clique aqui para assistir ao vídeo

Veja o parecer jurídico da Petrobras sobre Pasadena com as cláusulas Put Option e Marlin:

IMG_5457

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja a cláusula do Estatuto da Petrobras:

 

IMG_5461

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

abril 28, 2015 às 5:36 pm

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Deputado Onyx, me sinto muito bem representado pelo Senhor! Me dá gosto de vê-lo falar nas CPIs, o Sr. é um monstro! Fala o que tem de ser dito com certeza nao tem rabo preso com ninguem por isso, o Sr. humilhou o bandido do vaccari, falou o que esta engasgado na garganta de muitos brasileiros!!! Meus sinceros parabéns pela sua determinação e principalmente por sua coragem! O Brasil está com você! TAMO JUNTO

    Leonardo Fernandes

    abril 29, 2015 at 6:36 pm

  2. Caro Deputado, o povo está do seu lado, vamos apurar esse crime até suas entranhas. Sabemos mais cedo ou mais tarde a investigação chegará no líder do bando!

    Aprocurade

    abril 29, 2015 at 8:14 am

  3. Parabéns Deputado. Precisamos de mais parlamentares com o Sr no Congresso. Espero que o “Chefe”da quadrilha também seja responsabilizado.

    JR

    abril 29, 2015 at 3:48 am

  4. multiplicar por 2 é 100% de aumento; multiplicar por 10 é 1100%… é o caso de 2,5 para 25 bilhões do custo da AL

    rodolfo p dave

    abril 28, 2015 at 9:16 pm

  5. Caro Deputado Onix,
    Tenho acompanhado seu trabalho na CPI do petrolão e parabenizo por isso. Sinto orgulho de ser gaúcho e ser meu representante. Só espero que seja chamado o chefe da quadrilha, o X-9, vulgo barba, que está quietinho. Ele tem muito que explicar.

    Luiz Alves Dias

    abril 28, 2015 at 6:13 pm

    • Caro deputado estou muito satisfeita com o SR. tenho a certeza que nós aqui gaúchos estamos muito bem representados,valeu meu voto e continue com a sua garra e sede de nos mostrar sempre as maracutaias dessa gente que pensa nos enganar,Parabéns! abçs.

      DALVA DE LIMA CHAGAS

      abril 28, 2015 at 8:30 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: