Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

CCJ torna crime de responsabilidade usar emendas para influenciar votações

with one comment

ccjcProposta ainda será votada pelo Plenário da Câmara. Depois seguirá para análise do Senado.

 A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira (5) o Projeto de Lei 2850/08, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que caracteriza como crime de responsabilidade do presidente da República o ato de utilizar a liberação do pagamento das emendas parlamentares para influenciar a votação de projetos no Congresso Nacional.

O projeto também considera crime a falta de pagamento ou de empenho das despesas relativas a essas emendas no exercício financeiro a que se referem.

O relator, deputado Efraim Filho (DEM-PB), concordou com a proposta principal, mas não com as outras apensadas (PLs 2851/08 e 8214/14) ou o substitutivo aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Para ele, apenas como crime de responsabilidade a punição deve ser aprovada, e não entre os crimes que constam da lei de enriquecimento ilícito de agentes públicos, como queriam essas últimas propostas.

Os crimes de responsabilidade são passíveis da pena de perda do cargo, com inabilitação para o exercício de qualquer função pública por até cinco anos.

Moeda de troca
Efraim lembrou que essas emendas têm sido usadas como moeda de troca pelo governo há muito tempo, e essa situação não pode continuar. “De certa forma, essa é a continuação da proposta que já aprovamos e que torna o orçamento das emendas impositivo”, disse.

Tramitação
A proposta agora segue para análise do Plenário.

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

maio 6, 2015 às 12:05 pm

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Será que este projeto lei vai acabar com o maior instrumento de pressão política do Governo sobre os parlamentares, que é, ao votar sempre com o Governo é a senha correta para ter mais recursos liberados? A ver vamos.

    jomabastos

    maio 6, 2015 at 8:02 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: