Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Youssef menciona “aval do Planalto”. Baiano e Cerveró se negam a falar

with 3 comments

Estive hoje, com outros integrantes da CPI da Petrobras, em Curitiba, na audiência pública da Justiça Federal, para ouvir sete investigados pela Operação Lava Jato que estão presos no Paraná. Abaixo, destaco pontos importantes de cada depoimento:

Doleiro Alberto Youssef – Confirmou a entrega de R$ 400 mil à cunhada de Vaccari por intermédio da Toshiba e afirmou que acredita que o alto escalão do governo sabia do esquema de corrupção na Petrobras.
“Primeiro, porque o Paulo Roberto Costa sempre afirmava que precisava de um aval do Planalto. Segundo, que quando o Paulo Roberto Costa me diz que o Paulo Bernardo pede dinheiro para a campanha da sua esposa, eu acho que não ficam dúvidas. Mas isso é uma opinião pessoal minha”, disse Youssef.
Perguntei quanto ele estimava ter operado dentro da diretoria de Abastecimento e ele respondeu que, de 2003 a 2005, não operou nada. “De 2006 em diante, comecei a operar poucos valores porque a Petrobras não tinha tantas obras. A partir de 2008, ficou mais forte. Então eu estimo ter operado entre R$ 180 a 200 milhões”, respondeu Youssef.
Foi um depoimento demolidor: o doleiro disse que faria acareação com todos os nomes necessários. Quanto às doações, confirmou que “teve doação diretamente a partidos e teve doação diretamente a candidatos”.

Operador Mário Góes – Informou que permaneceria calado. Lembrei ao “mochileiro de propina” de seu papel na quadrilha e da quantidade de denúncias que pesam contra ele.

11215759_886668958059409_1361143361697774589_nEx-diretor da Petrobras Nestor Cerveró – disse que ficaria calado por orientação de seus advogados, até que “seja devolvido” seu direito constitucional à liberdade. Disse a ele que já participei de 12 CPIs e que todas as vezes em que uma pessoa se valeu desse direito [de ficar calado], era culpada de alguma coisa.

Fernando(Baiano) Soares, acusado de ser operador do PMDB no esquema da Lava Jato – permaneceu calado e repetiu a mesma informação (direito constitucional de ficar calado) a todas as perguntas feitas. Ele não respondeu, mas ainda o questionei se tinha medo de morrer e se era por isso que ficava quieto.
O advogado de Baiano tentou impedir que fizéssemos perguntas e não aceitamos que se manifestasse.

Guilherme Esteves, acusado de ser o operador financeiro do estaleiro Jurong – Não respondeu as perguntas dos parlamentares.

Adir Assad, acusado de operar o esquema desvendado pela Lava-jato – também se recusou a responder as perguntas dos deputados.

Iara Galdino, apontada como funcionária da doleira Nelma Kodama – Admitiu que trabalhava para Lucas Pacce, funcionário de Nelma Kodama, e que sua função era abrir empresas de fachada para o esquema. Iara também afirmou que as assinaturas dela nos contratos de remessa de dinheiro para o exterior eram falsas.

A todos que se negaram a responder os questionamentos da CPI, explicamos os benefícios de uma delação e pedimos que repensassem sobre o assunto.
A CPI ouvirá amanhã, a partir das 9 horas: Nelma Kodama (doleira); René Pereira (ligado a Youssef); Luiz Argolo (ex-deputado); André Vargas (ex-deputado); Pedro Corrêa (ex-deputado) e Carlos Habib Chater (doleiro). Esses depoimentos também ocorrerão no auditório do Foro da Seção Judiciária do Paraná.

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

maio 11, 2015 às 7:55 pm

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Amo o deputado Onix. ele e fiel a nacao. Intelignete, , sabe colocar as palavras na hora certa. PARABENS!

    Shirley

    maio 12, 2015 at 10:25 am

  2. Caro Senhor Onix, parabenizo por sua busca por justiça, coisa rara em nossa decadente sociedade, mas uma ressalva como não poderia deixar de fazer.
    Sinceramente podemos acreditar que em nossa politica e com o aval de nossa sociedade tão pouco informada, conseguiremos excretar (essa é a palavra) esses corruptos coniventes apenas com seus mesquinhos interesses e mudar algo em nosso pais, seja sincero, ou estamos condenados a mais trinta anos de completo atraso por conta desses acontecimentos?
    Grato por sua opinião!
    Luiz Stefani

    stefani

    maio 11, 2015 at 9:11 pm

  3. Acompanhei desde o início até final deputado. Gostei quando o Sr mandou o advogado sumir da sua frente ouvi r vi pois o áudio vazou. Saiu com rabo no meio das pernas kkkkk

    Moacir

    maio 11, 2015 at 8:07 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: