Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Ex-diretor da Camargo Correa entrega mais uma de Vaccari

with one comment

A CPI da Petrobras se reuniu nesta quarta, 20, para ouvir o ex-diretor-presidente da Camargo Corrêa Engenharia, Dalton dos Santos Avancini. O executivo foi preso pela Operação Lava Jato, fez acordo de delação premiada com o Ministério Público e está em prisão domiciliar.

No depoimento de Avancini, ficou mais uma vez evidenciado o o grau de envolvimento do petismo no esquema desvendado na operação Lava Jato. Questionado pelo deputado Onyx Lorenzoni sobre a ligação de Renato Duque, operador do esquema de desvios do Petrolão, e João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT preso na operação Lava Jato, com a empreiteira, Avancini confirmou a proposta feita por Renato Duque e Vaccari para acertar parcelas atrasadas de propina e que o valor de R$ 10 milhões quitaria a “dívida”.

O ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, preso por envolvimento no esquema de desvios da Petrobras, foi pego na mentira durante seu depoimento à CPI, dia 9 de abril, quando afirmou que respondia pelas finanças do PT apenas no período de 2010 a 2015. Na verdade, ele participou de reunião na sede do partido, em 2008, para indicar ao empresário Mendonça Neto, da empresa Toyo Setal, como proceder para dar um ar de legalidade a dinheiro de propina, efetuando “doações oficiais”. Mendonça Neto, também na CPI, confirmou a reunião e os depósitos feitos para o PT. Vaccari só não saiu preso naquele momento pois estava protegido com uma autorização que lhe desobrigava de dizer a verdade, ou uma licença para mentir. Dias mais tarde o então tesoureiro petista foi parar na cadeia.

 

 CPI é coisa séria

Antes do depoimento de Dalton, os parlamentares avaliaram a situação de Julio Faerman. Convocado a depor, o ex-representante da empresa holandesa SBM Off Shore, distribuidor da propina nos contratos da SBM com a Petrobras, não foi encontrado. Em vista disso, a CPI encaminhou à Polícia Federal e à Interpol o pedido de prisão de Faerman e foi aprovada a convocação para que os filhos dele fossem depor. Imediatamente, o ex-representante da SBM entrou em contato e se colocou à disposição para comparecer na CPI.

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

maio 21, 2015 às 2:06 pm

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Excelente trabalho Senhor deputado! O Brasil de bem está com voce!

    Leonardo Fernandes

    maio 21, 2015 at 4:57 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: