Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

CPI da Petrobras: Onyx mostra que a CGU se omitiu para proteger Dilma e o PT

with one comment

Durante o depoimento do ex-ministro da CGU – Controladoria Geral da União, Jorge Hage, o deputado Onyx Lorenzoni demonstrou como o órgão ignorou a corrupção na Petrobras para proteger Dilma Rousseff durante o período eleitoral de 2014, mesmo tendo vários indicativos para deflagrar o processo de investigação a partir de maio do mesmo ano.

No mês de maio de 2014, Petrobras foi avisada pelo Ministério Público holandês sobre uma investigação feita em caráter sigiloso a partir da delação de um ex-funcionário, Jonathan Taylor, sobre pagamentos de propina feitos pela empresa holandesa SBM Off Shore em vários países, inclusive o Brasil, no caso a funcionários da Petrobras. Ainda em maio, a Petrobras informou à CGU. A partir daí era de se esperar que um órgão de controle como a CGU apurasse de forma transparente e independente, mas não foi o que ocorreu. A CGU “esqueceu” do processo durante os meses de maio a novembro, e só deu publicidade após o segundo turno das eleições, coincidentemente no mesmo dia em que o Ministério Público holandês anunciou uma multa de US$ 240 milhões paga pela SBM para encerrar o processo na Holanda. A CGU não tinha mais como “esquecer”.
PEDIDO DE INFORMAÇÕES
Durante o depoimento, Jorge Hage tentou justificar o atraso na divulgação do processo diminuindo a importância do delator Jonathan Taylor, mas Onyx apontou que no mês de junho de 2014 muitas correspondências foram trocadas entre a CGU e o Ministério da Justiça, em uma delas teria sido dito que “alguns milhões de dólares foram pagos”. Portanto, a justificativa de Hage não se sustenta.
Onyx solicitou cópia de todas as mensagens trocadas entre a CGU e o Ministério da Justiça, e também entre a CGU e a Petrobras no período de maio a novembro de 2014.

Clique aqui para ver os requerimentos de informações:
Doc cpi1

Doc cpi2

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

julho 7, 2015 às 6:11 pm

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Peço perdão ,caro deputado Onyx Lorenzoni, mas cheguei a conclusão de que ou andam sabotando a CPI ou os parlamentares não têm tanta força quanto acreditavam.Até agora ouve mais silêncio do que revelações.As acareações demoraram demais.E nem indo a reboque do MP ,da PF e da Justiça Federal conseguiram provar nada.Concluir nada.E enquanto isso o Brasil vive paralisado,imobilizado,desorientado por não saber se será possível suportar mais 3 anos e meio de governo petista.Por isso creio ser mais prudente desistirem dessa CPI que será mais uma vergonha política,só que dessa vez do Parlamento.

    luiz ernesto braga salerno

    julho 8, 2015 at 12:22 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: