Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Lei Paulo Dias, tributo ao repórter fotográfico

with 2 comments

Uma homenagem a todos os repórteres fotográficos, no Dia Internacional da Fotografia, comemorado hoje, 19/08. 

perfil606

Apresentado pelo deputado Rodrigo Maia, Democratas/RJ em agosto de 2011, foi aprovado esta semana na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, o PL 2114/2011, que autoriza o Executivo a conceder por cinco anos isenção de impostos e contribuições a fotógrafos, repórteres fotográficos e cinematográficos, cinegrafistas e operadores de câmera para importação de equipamentos de uso exclusivo na atividade profissional. Estender esse benefício a todos os colegas foi uma reivindicação do repórter fotográfico Paulo Dias que chegou ao deputado Rodrigo, por intermédio do deputado Onyx Lorenzoni.

O próprio deputado Onyx foi relator na Comissão de Constituição e Justiça e apresentou pareceres e substitutivos ao projeto, em 2014.

Até o ano passado, toda a tramitação do PL 2114/2011 foi acompanhada atentamente por Paulo Dias. A aprovação era um dos objetivos, desde que presidiu a ARFOC/RS(1999 a 2002) e uma das lutas como presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Brasil(2010/2013). Ele também viajou várias vezes a Brasília, como líder da classe e na defesa desse projeto, que considerava de extrema importância, pois a isenção dos impostos de Importação, sobre Produtos Industrializados (IPI),  PIS/Pasep/Importação e a Cofins/Importação reduz o custo da importação de equipamentos melhores, sem similares nacionais.

Lamentavelmente, Paulo Dias nos deixou em dezembro de 2014. Mas a aprovação desse projeto deve ser, em grande parte, creditada a ele. E por todo seu empenho, talento e liderança, o deputado Onyx, amigo pessoal de Paulo, já falou com o senador Ronaldo Caiado, para que ele seja o padrinho desta lei no Senado e para que a aprovação saia ainda este ano. O justo, diz o deputado, é que esta lei seja chamada de Lei Paulo Dias.

Biografia

Paulo Dias(1952/2014), como era conhecido, atuou na profissão por mais de 40 anos. Começou em 1974, na Focontexto. Atuou nos Jornais Zero Hora e Correio do Povo e Folha de Hoje em Caxias do Sul. Coordenou a transição do analógico para o digital, nos períodos em que esteve a frente dos Departamentos Fotográficos da Assembleia Legislativa do RS(1994 a 2002) e do Palácio Piratini (2003 a 2007). Nos últimos anos atuou como repórter fotográfico em Porto Alegre e integrou a equipe do deputado federal Onyx Lorenzoni. Comandou a Arfoc do Rio Grande do Sul entre os anos de 1999 a 2002 e presidente da Arfoc Brasi entre os anos de 2010 a 2013,

Recebeu em 2009, através de uma placa de bronze afixada onde era localizada a sala da fotografia do governo do Estado(*), menção honrosa da governadora Yeda Crusius, em reconhecimento pela relevância nos serviços prestados. (Arfoc-RS)

(*) A placa, retirada durante o governo Tarso Genro, deverá ser reposta no mesmo local, num pedido especial do deputado Onyx Lorenzoni ao governador Sartori.

 

 

 

 

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

agosto 19, 2015 às 11:30 am

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Muito obrigada deputado! A homenagem fecha um ciclo da passagem do meu querido Paulo por aqui…lá, do outro lado ele está feliz.

    Leila

    agosto 21, 2015 at 9:27 am

  2. Grande, Paulo!!!!! Foi um prazer imenso trabalhar com ele. Bela homenagem, deputado!!!!

    Deysi

    agosto 19, 2015 at 3:14 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: