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Senado aprova medida que foi lei no RS, por iniciativa de Onyx

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O uso obrigatório de farol baixo durante o dia nas rodovias agora só depende de sanção presidencial.

ab645254-415d-47e6-940b-2a9d7b21eb2f (1)O Senado Federal aprovou ontem, medida que era obrigatória no Rio Grande do Sul até 1998, por lei de autoria do deputado Onyx Lorenzoni, na Assembléia Legislativa gaúcha. A Lei Nº 10.778, de 07 de maio de 1996, conhecida como “Lei dos Faróis Baixos”, depois de muita polêmica e por desconhecimento técnico, não foi incluída no Código de Trânsito Brasileiro.

Para a aprovação da lei do farol no Rio Grande do Sul, o deputado Onyx se valeu de um estudo que indicava que mais de 60% dos acidentes de trânsito com vítimas ocorrem em estradas de linha reta, de dia e com tempo seco.

O deputado defende a utilização da luz baixa do farol do carro durante o dia porque “aumenta a percepção dos motoristas, a segurança nas estradas e pode evitar acidentes”.

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Written by onyxlorenzoni

abril 28, 2016 às 7:26 pm

2 Respostas

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  1. Uma otima ideia! Alias aqui no Canada, onde moro, o carro ja vem com a luz assim que voce liga o carro e eu me sentiria insegura ao dirigir sem esse dispositivo de seguranca.

    terezacs2

    abril 29, 2016 at 2:49 pm

  2. Acredito que venha a trazer algum benefício, no sentido de evitar-se acidentes previsíveis. Contudo, chamo a atenção, de que, como os radares, lombadas, placas de proibição, avisos de curva perigosa a frente, bla bla bla, se a AUTORIDADE CONSTITUÍDA fizesse a parte dela, dando infraestrutura rodoviária (e urbana) decentes, compatível com a época que vivemos, dificilmente veríamos tantos acidentes acontecendo como os que o Brasil vivencia ! Proibir, taxar, ACENDER FARÓIS, entre outros, é MUITÍSSIMO MAIS FÁCIL E COMODO PARA A AUTORIDADE, DO QUE PROVER A INFRAESTTRUTURA. Estamos na contramão da civilização como tal ! Ficamos como a história da avestruz que para fugir do predador enfia a cabeça num buraco ! Não conseguiremos nada com estas medidas, caro Onix, Temos sim, que invocar que a autoridade faça a parte dela. As plantas automobilísticas aqui instaladas, para poder competir entre sí, trazem inovações tecnológicas cada vez mais elaboradas, inclusive nos equipamentos de força dos veículos. Coibir velocidade, implantar obstáculos de todas as espécies, não considerando aqui, aqueles existentes país afora, pelo total sucateamento das vias públicas federais, não irão resolver a problemática. A autorização acima mencionada, imagino que contemplava a contrapartida governamental de dar condições a estes veículos automotores, de serem utilizados com as tecnologias neles embarcadas. Limitar velocidades em BR´s Brasil afora, de 40, 60 80 km, porque existe cruzamento a frente, perímetro urbano (que negócio de perímetro urbano numa rodovia federal ?), lombada em BR´s , radares a torto e direito, muito poucos deles que atendem a legislação, quanto ao aviso antecipado para o condutor da existência destes equipamentos, BR´s de mão simples – a esmagadora maioria, enfim, é risível uma proposição com esta caro Onix, apesar de entender que a motivação foi a melhor !

    jandir antonio rigo

    abril 28, 2016 at 7:43 pm


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