Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Crucifixo volta às salas e dependência do Judiciário gaúcho

with 3 comments

165269_480O Conselho Nacional da Justiça anulou a decisão do Conselho da Magistratura do Poder Judiciário do RS que determinou, em março de 2012, “a retirada de crucifixos e demais símbolos religiosos das dependências do Poder Judiciário gaúcho”. Na época, houve dois recursos contra a decisão, sendo que um deles foi do deputado Onyx Lorenzoni.
O CNJ unificou os dois processos e, quatro anos depois, concluiu que “o símbolo religioso de outros povos, utilizado a título de aformoseamento ou mesmo de tributo à origem do direito, não ofende a laicização da nação brasileira”.
O relator do processo, Emmanoel Campello, evocou ensinamentos do jurista gaúcho Paulo Brossard que, comentando o impasse, escreveu que “os crucifixos existentes nas salas de julgamento do Tribunal lá não se encontram em reverência a uma das pessoas da Santíssima Trindade, segundo a teologia cristã, mas a alguém que foi acusado, processado, julgado, condenado e executado, enfim justiçado até sua crucificação, com ofensa às regras legais históricas”.
O acórdão arremata afirmando que “para acolher a pretensão de retirada de símbolos religiosos sob o argumento de ser o Estado laico, seria necessário, também, extinguir feriados nacionais religiosos, abolir símbolos nacionais, modificar nomes de cidades, e até alterar o preâmbulo da Constituição Federal”.
A partir de agora, a critério de cada autoridade, o crucifixo poderá voltar às dependências do Judiciário no RS.

Anúncios

Written by onyxlorenzoni

maio 31, 2016 às 3:14 pm

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Nessse caso vale uma estatua de Exu?

    Lucas Locha

    junho 1, 2016 at 11:18 am

    • Muito bem deputado , votei no senhor por que confio, na sua pessoa, pois acompanho-o desde que era deputado estadual, gostaria de saber uma noticia que esta veiculando na internet e watt sobre o fim do 13º salario,para todos os funcionários no geral, e já tem pessoas dizendo, que foi aprovado na câmara dos deputados, e esta indo para senado, Atenciosamente aguardo resposta do senhor, o tem para me informar. se é mentira ou verdade o fato. Pode contar com este gaúcho do centro do estado, NÃO VOTO POR PARTIDO POLITICO, MAS SIM PELO HOMEM,PELA SUA INTEGRIDADE, PELA SUA CONDUTA ÉTICA, E MORAL, E ISTO O SENHOR TEM DE SOBRA, PARA DISTRIBUI PARA MUITOS DESTES PARLAMENTARES QUE TEMOS EM BRASILIA.
      UM ABRAÇO.

      acendino barboza garcia

      junho 1, 2016 at 2:17 pm

  2. Viva ONIX

    aquifico

    maio 31, 2016 at 4:18 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: