Blog do Onyx

Liberdade | Democracia

Archive for fevereiro 8th, 2012

#Educação pressiona #inflação

leave a comment »

Não tem como não se perguntar: mas por que este governo NÃO DÁ UM JEITO NA EDUCAÇÃO??? Será que a nossa atual presidenta foi estudanta? Por que tributamos mais o material escolar do que os carros? Longe das teorias da conspiração, pensar que existem ministros que maquiam currículos para parecerem mais "formados" em um governo que valoriza português errado em detrimento do certo, em um país de 5500 municípios onde só 35 deles tem estudantes que sabem matemática, é perceber que existe todo um contexto de DESQUALIFICAÇÃO EDUCACIONAL. Como dirigentes que nunca valorizaram em suas vidas a educação irão fazê-lo a frente de cargos do governo? A baixíssima valorização da educação no Brasil pode refletir a falta dela nos meios políticos. A charge acima é do tempo em que Lula assumia o segundo mandato, triste realidade. PISO JÁ! EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

Educação pressiona inflação pelo IPC-S na primeira prévia do mês

O principal responsável pelo IPC-S da primeira prévia de janeiro (alta de 0,46%) foi o grupo Educação, Leitura e Recreação, que registrou alta de preços de 2,72%, contribuindo com 0,21 ponto porcentual para a formação do resultado geral. Na divulgação anterior do IPC-S, o grupo havia subido 4,90%.

De acordo com a FGV, dentro de Educação, Leitura e Recreação, o item cursos formais (de 8,16% para 5,37%), apesar da desaceleração, ainda é influenciado pelo aumento das mensalidades escolares verificado nomes de janeiro.

Transportes (de 0,86% para 0,46%), Habitação (de 0,33% para 0,27%), Alimentação (de 0,47% para 0,24%) e Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,44% para 0,33%) também registraram desaceleração em suas taxas de inflação, do fim de janeiro para a primeira prévia de fevereiro. Nestes casos, as principais influências positivas foram, respectivamente, de tarifa de ônibus urbano (2,47%), aluguel residencial (0,61%), refeição em bares e restaurantes (0,37%) e salão de beleza (0,94%). O grupo Vestuário, por sua vez, aprofundou a deflação (de -0,35% para -0,53%).

A classe Despesas Diversas foi a única que apontou aceleração de preços no período, de 0,46% para 0,57%, ainda sobre a influência do reajuste do item cartório, de 4,93%.

No IPC-S divulgado hoje, feito sob a nova estrutura de ponderação estimada a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008/2009, realizada pelo IBGE, a novidade é o grupo Comunicação, que apresentou alta de 0,38% na primeira prévia de fevereiro.

Autor: Agência Estado
Fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=86034

Written by onyxlorenzoni

fevereiro 8, 2012 at 5:08 pm

#Caxias do Sul, cidade onde o #PIB cresceu 3x mais que o da #China

leave a comment »

FESTA DA UVA

Símbolo de desenvolvimento

Deputado Federal Onyx Lorenzoni (DEM/RS)

Em 2011, 900 mil pessoas visitaram a Festa da Uva. Em 2012, são esperados mais de 1 milhão de visitantes. Para o deputado Vilson Covatti (PP), a festa transcende as fronteiras do Rio Grande do Sul e do Brasil. Onyx Lorenzoni (DEM) assinalou que o crescimento de Caxias ultrapassou três vezes o da economia chinesa e que o PIB do município ultrapassa o de diversas capitais brasileiras. José Stédile (PSB) disse que o diferencial da região é o trabalho duro e a dedicação. Afonso Hamm (PP) fez uma boa previsão para a safra, com vinhos de primeira classe.

Autor: Edgar Lisboa – http://www.edgarlisboa.com.br/

Fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=86004

Written by onyxlorenzoni

fevereiro 8, 2012 at 2:28 pm

#MARACUTAIA: #ONGs tem alívio! #Planalto estica prazo para ONGs com contratos sob restrição…

leave a comment »

Além de esticar o prazo para ONGs com irregularidades, justamente no ano eleitoral, as ONGs ainda por cima serão inundadas com mais recursos em 2012. Para a saúde não tem, mas para ONGs obscuras e de fachada que lavam dinheiro para companhas políticas, tem. A cara de pau não tem mais limites, as pessoas morrem nas enchentes enquanto o dinheiro para as enchentes é usado para fazer campanhas; as pessoas morrem nas filas de espera por cirurgias, enquanto ONGs da saúde fazem recursos desaparecerem; os alunos não sabem matemática, enquanto isso Dilma corta recursos para a Educação. Os casos de descaso com o cidadão são tão repetitivos que não podemos aceitar que a Chefa de Estado, a nossa presidenta coniventa, não saiba de nada e se informe pelos jornais sobre a corrupção no seu governo. O caradurismo do (DES)Governo Dilma ofende a inteligência da nação, ESTAMOS DE OLHO! (Charge: naopercatempo.info)

Governo dá sobrevida a convênios com ONGs
Planalto decide esticar prazo, já encerrado, para entidades com contratos sob restrição

Nove dias depois de encerrado o prazo para a regularização de convênios e da abertura de processo de cobrança do dinheiro desviado, o governo resolveu dar mais um tempo às ONGs responsáveis por 305 contratos “avaliados com restrição”, que ainda poderão ter os pagamentos liberados.

A nota que oficializou o “alívio” para as ONGs, assinada em conjunto pela Casa Civil, pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Ministério do Planejamento, representa o descumprimento do decreto editado em 31 de outubro do ano passado pela presidente Dilma Rousseff. O decreto foi uma resposta do governo às denúncias de desvios na aplicação de verbas dos ministérios do Trabalho, do Turismo e do Esporte, que levaram à demissão dos titulares das três pastas.

Questionado pelo Estado, o ministro Jorge Hage (Controladoria-Geral da União) disse que não se manifestaria sobre o novo prazo aberto às entidades. A CGU informou que não há previsão para a divulgação dos nomes das entidades sem fins lucrativos que não conseguiram regularizar suas contas e, por isso, terão de devolver o dinheiro. O governo tampouco informou quanto essas entidades terão de devolver aos cofres públicos.

A nota encaminhada pela Casa Civil sugere que as entidades responsáveis pelos 305 convênios não regularizados até aqui terão um prazo extra, não previsto no decreto presidencial. “Restaram ainda 305 convênios avaliados com restrição, que após processo para esclarecimentos da prestação de contas, poderão ser regularizados ou irão constar do cadastro de entidades com restrição para conveniar com o poder público federal”, diz.

De acordo com a informação da Casa Civil, dos 1.403 convênios avaliados, 65% (917) foram considerados regulares e tiveram os recursos desbloqueados. Outros 181 convênios foram cancelados. Seriam convênios mais recentes, celebrados depois de setembro do ano passado, e que desrespeitaram a exigência de licitação para a escolha das entidades. A maioria desses convênios nem sequer havia recebido repasses de verbas da União.

O decreto da presidente não deixa dúvida sobre o que deveria ser feito para colocar em ordem as contas das ONGs. Os convênios com recursos ainda por receber tiveram os pagamentos bloqueados no final de outubro para uma avaliação das contas. Os convênios considerados regulares voltariam a receber os repasses após 30 dias, se contassem com o atestado de regularidade “devidamente fundamentado” e assinado pelo ministro.

Depois desse primeiro prazo, as entidades envolvidas em convênios que apresentassem algum problema teriam mais 60 dias para tentar resolver as pendências. Os repasses poderiam ficar suspensos até 30 de janeiro.

Autora:
MARTA SALOMON / BRASÍLIA – O Estado de S.Paulo
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,governo-da-sobrevida-a-convenios-com-ongs-,832905,0.htm?p=2

Written by onyxlorenzoni

fevereiro 8, 2012 at 11:59 am

A presidenta foi estudanta? #Educação: Em apenas 35 cidades do País mais da metade dos alunos sabe #matemática

leave a comment »

No Rio Grande do Sul são mais de 490 municípios, no Brasil todo mais de 5500, mas só em 35 os alunos tem bom aproveitamento em matemática. A Índia, um dos nossos parceiros do grupo dos BRICS, tem seu sucesso com desenvolvimento tecnológico associado a bons resultados na educação de matemática. No Brasil o caso é oposto, faltam bons alunos de matemática. Sem talentos em matemática o número de bons engenheiros, físicos e pesquisadores em tecnologia avançada fica MUITO REDUZIDO. Pagamos impostos no mesmo patamar que os Britânicos e o retorno em serviços como educação, segurança e saúde é de última categoria. Não é falta de competência de nossos professores, nas escolas privadas, onde ganham até 5 vezes mais que nas públicas, existem bons resultados e alunos comprometidos. O desafio da qualidade na educação depende de um detalhe simples: COMPETÊNCIA ADMININSTRATIVA. O ministro Haddad mostrou bem que o PT usa a educação como ferramente ideológica e nada mais. Toda a pauta ptista para a educação em 2011 girou em torno de KIT HOMOFOBIA, erros em livros de matemática, livros de português que incentivam o uso de erros gramaticais, e em falhas do ENEM. Agora o Ministro Mercadante deve fazer diferente, ele que maquiou o currículo e tem fortes suspeitas de "uma forcinha" para fazer seu doutorado depois de décadas afastado das universidades. Os alunos brasileiros tem índices piores de aproveitamento escolar que argentinos, uruguais, colombianos e chilenos... este é o DESGOVERNO DILMA, que cortou o programa UCA - Um Computador por Aluno - e não cumpre no RS (governado pelo "cumpañero" Dr. Tarso) o piso salarial dos professores. Dilma lá, Tarso aqui, e educação boa onde? Só bem longe daqui.

Em apenas 35 cidades do País mais da metade dos alunos sabe matemática
O restante não tem conhecimento compatível com a série em que está, mostra relatório anual

SÃO PAULO – Apenas 35 cidades brasileiras – 0,6% do País – têm 50% ou mais de seus alunos com aprendizado em matemática adequado à série que cursam. Isso quer dizer que a maior parte dos estudantes desses municípios não aprendeu, por exemplo, a identificar objetos em mapas e a resolver problemas com números inteiros e racionais fazendo várias operações. Os dados se referem ao 9.º ano do ensino fundamental das redes públicas.

No caso da língua portuguesa, esse índice é de 1,2%. Ou seja: apenas 67 municípios apresentam a metade ou mais de seus estudantes com conteúdo satisfatório para o ano da escola em que estão. Isso significa que a grande maioria ainda não aprendeu a identificar o conflito e os elementos que constroem a narrativa de um texto, por exemplo.

Os dados são referentes a 2009 e constam do relatório anual do movimento Todos Pela Educação, apresentado na terça-feira, 7. Todo aluno com o aprendizado adequado à sua série é uma das metas da organização.

Para acompanhar o desenvolvimento desse processo nos municípios, a organização usa o porcentual de estudantes com aprendizagem adequada em língua portuguesa e matemática. As duas disciplinas são avaliadas em todo o País pela Prova Brasil, no 5.º e 9.º ano do fundamental, e pelo Saeb, nas mesmas séries e também no 3.º ano do médio.

No caso do 5.º ano, em matemática, são 1.029 as cidades (19%) que têm 50% ou mais de seus alunos sabendo o que foi ensinado – como ler dados em tabelas. Em língua portuguesa, essa taxa cai para 14,3% – ou 773 cidades – com metade ou mais dos estudantes sabendo, por exemplo, identificar efeitos de humor em um texto.

Nenhuma das capitais do País tem metade ou mais de suas crianças e jovens com o aprendizado adequado nas duas disciplinas dos dois anos avaliados. As taxas mais altas pertencem a Belo Horizonte, com 49% de suas crianças do 5.º ano com conteúdo correto em português e em matemática.

Esses mesmos índices, na cidade de São Paulo, são de 33,6% para matemática e 34,5% para língua portuguesa.

Cidades grandes paulistas, como Campinas, também têm todos os índices abaixo da metade. O mais baixo é 12,3% de alunos do 9.º ano com aprendizado adequado em matemática.

O secretário de Educação do município, Eduardo Coelho, reconhece que o aproveitamento escolar no 9.º ano é um “sinal amarelo” para os administradores. “Isso reflete o que vem ocorrendo desde anos anteriores e mostra que temos de caprichar, fazer mais investimentos, trabalhar para que o aluno tenha vontade de ir à escola, de aprender”, afirmou Coelho.

Objetivos. Parte dos municípios e Estados cumpriu as metas do Todos Pela Educação para aprendizado adequado. Em matemática, no 5.º ano, por exemplo, cinco Estados deixaram de atingir as metas. Já no 9.º ano, só quatro Estados as atingiram.

Para os especialistas em educação básica, não aprender o que foi ensinado acarreta em prejuízos sociais. “Temos de manter a eficiência do processo. Vemos hoje que, no 5.º ano, a porcentagem de alunos que aprendem o esperado é maior que no 9.º ano – que, por sua vez, é maior que no fim do ensino médio”, explica Priscila Cruz, diretora executiva da organização.
“É uma crise que estamos vivendo no País, e toda a ineficiência desse sistema acaba desaguando no ensino médio: apenas 11% dos que concluem têm aprendizado suficiente em matemática”, afirma Priscila.

A meta do Todos Pela Educação é de que, até 2022, 70% ou mais alunos tenham aprendido o conteúdo ensinado em sua série. Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, afirma que o problema da aprendizagem depende de um conjunto de fatores, que passa até mesmo pela infraestrutura da escola.

“A qualidade do equipamento escolar hoje é muito baixa. Não é só um problema curricular ou de motivação do docente: a escola deve promover a cidadania por meio de sua infraestrutura.”

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,em-apenas-35-cidades-do-pais-mais-da-metade-dos-alunos-sabe-matematica,832745,0.htm

Written by onyxlorenzoni

fevereiro 8, 2012 at 11:00 am

#OFFSHORE #PerguntaPraOutro: Presidente da Câmara descarta convocação de #Mantega no plenário

leave a comment »

CASA DA MOEDA, mais um capítulo da gandaia Petista. Signore Ministro Mantega deveria sim dar explicações sobre as off-shores de seu secretário. O desgoverno do PT vê com naturalidade as consultorias, e a falta de tranparência em de licitações... é uma ZORRA TOTAL. Quando critico a "gandaia pti$ta" com recursos públicos sou um "radical da oposicao". O que é mais radical? Matar as pessoas por falta de todo tipo de infra estrutura, de estradas, saúde e segurança, e roubar o dinheiro do contribuinte, ou ser contra isso? Dilma e o desgoverno pti$ta não tem jeito em 2011; 47 % de TODAS as aquisicoes do Governo foram SEM LICITACAO e falam de "faxina", é uma Vergonha! Temos TODOS que lutar contra a corrupcao na área pública, o maior "câncer" do Brasil.

Presidente da Câmara descarta convocação de Mantega no plenário

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), descartou nesta terça-feira (7) uma convocação, no plenário, do ministro Guido Mantega (Fazenda) para prestar esclarecimentos sobre mudanças no comando da Casa da Moeda.

Para o petista, “essa questão não é um grande tema nacional, é um tema específico que, por isso, tem que ser discutido nas comissões”.

Pela manhã, o deputado Mendonça Filho (DEM-PE) protocolou requerimento que pede esclarecimentos a Mantega. O líder do partido, deputado ACM Neto (DEM-BA), manifestou a vontade de votar o documento ainda hoje.

“Não vejo problema em o Mantega vir tratar de grandes assuntos. Ele sempre veio à Câmara, mas esse não é um grande tema nacional”, afirmou Maia.

Conforme revelou a Folha, a demissão de Luiz Felipe Denucci da Casa da Moeda aconteceu após o governo descobrir que o jornal preparava reportagem sobre “offshores” que Denucci e integrantes de sua família mantinham no exterior.

A Folha também revelou que Mantega foi informado sobre as suspeitas de irregularidades há alguns meses.

A indicação de Denucci para o cargo é controversa. Mantega diz que o apadrinhado do ex-titular da Casa da Moeda é o PTB. Já o presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson, diz que o partido apenas chancelou a indicação feita pelo ministro.

Autora: MARIA CLARA CABRAL DE BRASÍLIA
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1045232-presidente-da-camara-descarta-convocacao-de-mantega-no-plenario.shtml